Pirada na batatinha ou no alface? Dicas para noivas que querem perder peso

Dicas para noivas que querem perder pesoMilga, seu casamento está chegando e você tá ficando pirada na batatinha ou no alface?

Muitas noivas decidem que para o seu casamento querem perder alguns quilinhos e daí tentam de tudo, desde coisas muito corretas como procurar um profissional e fazer exercícios físicos, até tomar um chá mágico ou não comer mais nada. Tá certo isso, produção?

Não é bem assim e a gente sabe, mas o desespero é tamanho que a gente finge esquecer, né? Na tentativa de esclarecer algumas das principais dúvidas das noivas sobre emagrecimento, conversei com a Nutricionista Taís Baddo que deu várias dicas pra gente e esclareceu alguns mitos sobre emagrecimento.

Bora lá!

OMC: A data do casamento vai chegando e algumas noivas ficam ansiosas, comendo mais e ganhando peso. Alguma dica para elas?

Taís: A proximidade do casamento é sim motivo para deixar as noivas ansiosas, mas é preciso cuidado. Geralmente a ansiedade desencadeia a compulsão alimentar, que é o comer sem fome. O ideal é fazer um tratamento para ansiedade com florais, acupuntura, massagem etc… A prática de atividade física é uma excelente válvula de escape para momentos de tensão e apreensão.

OMC: O vestido é uma questão importante, já que entrar nele pede que estejamos dentro do peso planejado. Caso as medidas da noiva aumentem no último mês, o que ela pode fazer?

Taís: Nesse caso, retirar o refrigerante e as bebidas alcoólicas da rotina. Evitar alimentos gordurosos como pizza, lanche, frituras durante a semana e nos finais de semana comer com moderação. Reduzir a ingestão de alimentos ricos em sódio (peito de peru, presunto, salame, linguiça, salsicha, temperos prontos e alimentos congelados) que induzem a retenção de líquidos (inchaço). Os doces em excesso vão gerar um ganho de peso principalmente em gordura abdominal fazendo com que a noiva fique com a barriguinha mais saliente.
Para aquelas que gostam de um docinho, o chocolate amargo 60 a 70% cacau pode ser ingerido diariamente 25g ou 3 quadradinhos.
Outra dica é fazer uso de chás diuréticos como hibisco, abacaxi com gengibre, laranja com erva doce e frutas como abacaxi, melancia e melão. Alimentos termogênicos também são bem vindos, como pimenta, cacau em pó, canela, gengibre, açafrão, chá verde, chá preto. Divida bem a sua alimentação, não fique mais de 3h sem comer e  beba muita água.
O mais indicado é que a noiva procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar emergencial (mas não aceite dietas radicais).

OMC: A Dieta Dukan é conhecida por ter resultados rápidos. Ela é saudável? As noivas realmente perdem peso ou o encontrarão depois?

Taís: Dietas radicais promovem uma perda de peso rápida, mas antes mesmo do retorno da lua de mel o peso perdido será reencontrado. Além do risco em reduzir a imunidade, estar doente e com olheiras na semana do casamento.

OMC: Tirar o carboidrato é uma boa pedida?

Taís: Não! Nunca! O carboidrato é fundamental à saúde, inclusive para uma perda de peso sustentável. Claro que não estou falando dos carboidratos dos doces, pães recheados nem massas. Estou falando do carboidrato do pão ou da torrada do café da manhã, das frutas durante o dia, do arroz e feijão do almoço, dos cereais integrais. Dando sempre preferência para os integrais. No máximo pode-se reduzir o carboidrato noturno sem radicalizar, trocando o arroz branco por uma batata doce ou salada de legumes.

OMC: O que é uma dieta low carb? Ela dá resultado?

Taís: É uma dieta com redução significativa de doces e carboidratos, alimentos industrializados e embutidos. Priorizando uma alimentação mais natural, além da inclusão de gorduras boas.

Os carboidratos permitidos são de baixo índice glicêmico o que é uma boa opção. Deve-se ter cuidado com o quanto de carboidrato será reduzido e se haverá exagero na ingestão de alimentos fontes de gorduras boas, pois os extremos podem trazer desequilíbrios e ganho de peso. Nenhuma alteração na alimentação deve ser feita sem orientação de um profissional Nutricionista. Para uma alimentação personalizada é preciso individualizar o plano alimentar.

OMC: Noz da índia funciona?

Taís: Não há comprovação científica sobre o assunto e muitos casos de intoxicação foram identificados. Não há milagres, nenhum alimento ou suplemento ou medicamento tem o poder de emagrecer e manter o peso estável. Cuidado com produtos de moda, eles podem ser extremamente perigosos a saúde.

OMC: Quais dicas você daria para as noivas que querem perder peso para o grande dia?

Taís: Iniciar pelo menos 6 meses antes do casamento uma reeducação alimentar. Se o foco for perda significativa de peso seria interessante 1 ano antes. A reeducação alimentar trará perda ou manutenção de peso, aumento da imunidade, pele, cabelos e unhas mais bonitos, além de disposição e energia. O mais importante é saber que através de uma alimentação equilibrada, mesmo depois do grande dia, a saúde e o peso estarão adequados.


É meninas, o negócio é e planejar, como em todo o resto do casamento.

Espero que as dicas te ajudem a alcançar os resultados que deseja, mas sem loucuras, ok? Não é o seu manequim que importa no grande dia.

Beijos e até o próximo post!

Consultora: Nutricionista Taís Baddo, CRN3 11.871.