Você já ouviu falar de exames pré-nupciais?

Pra ser sincera eu só ouvi falar deles na minha entrevista com o padre, as vésperas do casamento. Para que você não tenha a mesma surpresa e possa estar mais informada, selecionei quais são os exames recomendados aos candidatos ao altar. A lista é um pouco extensa (principalmente para as mulheres), mas vale a pena, pois envolve a saúde da sua família.

Esses exames saíram de moda já que a maioria dos casais já tem uma vida sexual ativa, mas isso não diminui a sua importância. Com eles em mãos, noivos podem se autoconhecer (já que nem todos já fizeram todos esses exames), dão a possibilidade dos parceiros conhece-los e permitem que o planejamento familiar aconteça com mais transparência.

Além do fator saúde, há também uma questão religiosa que eu só soube quando o padre me contou. Segundo ele, um dos noivos pode contestar o casamento caso o cônjuge não possa ter filhos (?!). Isso parece um tanto estranho e faz até a gente contestar o motivo do casamento nesses casos… Sei lá… Não que vá acontecer com você, mas é importante saber tudo que é possível nessa vida, não é mesmo?

Encontrei no site Minha Vida uma lista bem completa dos procedimentos, que vou reproduzir aqui pra vocês.

Exames para você e para ele

Homens e mulheres devem fazer exames para avaliar doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, sífilis, AIDS, e outras doenças como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus que podem ser prejudiciais para o bebê se contraídas durante a gestação.

Além disso, é preciso fazer o exame de tipagem sanguínea, dosagem do açúcar no sangue para detecção de diabetes, hemograma completo para ver uma possível anemia, colesterol e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação em alguns casos podem ser indicadas.

Mundo das Canecas

Exames Femininos

A avaliação pré-nupcial inclui uma consulta com sua ginecologista e, quem sabe, futura obstetra. Ela fará uma avaliação através da história clínica da noiva, buscando prováveis fatores de risco para uma gestação como hipertensão arterial, diabetes, problemas de tireoide.

Também nesse momento, aproveitamos para discutir quando e se o casal pretende engravidar. Esse aspecto é importante para fornecer orientação sobre métodos anticoncepcionais ou orientações pré-natais, como o uso de ácido fólico para prevenir má formação do tubo neural do bebê e o esclarecimento sobre os fatores de risco na gravidez (tabagismo e histórico de trombose).

A prevenção do câncer de colo do útero através do exame de Papanicolau deverá ser realizada nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrassonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrassonografia pélvica por via abdominal. Esse exame é capaz de avaliar o útero e os ovários, mostrando informações sobre possíveis cistos nos ovários ou miomas que podem atrapalhar uma futura gravidez.

Exames Masculinos

Os homens devem fazer um espermograma. Esse exame é muito importante, já que é por meio dele que é possível saber se o homem é fértil ou não.

Essa avaliação é fundamental para cuidar precocemente de problemas que possam atrapalhar o relacionamento do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

O dos rapazes é muito mais simples, né?

Por mais que a ideia de cancelar o casamento porque um exame não saiu de acordo com as expectativas pareça absurda, os exames têm a sua importância. Pense assim: o namoro é um período de conhecimento e o noivado uma preparação. Conhecer o outro envolve sim a sua saúde. Isso diminui muito qualquer surpresa desagradável que possa abalar a parceria de vocês logo no início da vida a dois. É um caminho muito mais seguro tanto para cada um dos noivos quanto para o pedacinho de vocês que poderá nascer desse relacionamento.

Portanto, coloque os exames no seu checklist e feliz casamento!

Médica: Dra. Bárbara Murayama – Ginecologia e Obstetrícia – CRM 112527/SP

Fonte: Minha Vida.

Facebook | Instagram | Canal Youtube | Twitter

Whatsapp - 700x140
Publicidade:

Publicidade:

Elaine Crisóstomo

Noiva, ama comida, filmes e viagens. Faz visitas sazonais a academia, formada em relações públicas e especialista em marketing.