Como organizar o cortejo do casamento na igreja

cortejo-do-casamento-na-igrejaÉ no cortejo da igreja onde tudo começa. Você estará no carro lendo essa cartinha aqui e aguardando todos entrarem para enfim se casar; Seu noivo caminhará até o altar para te receber; Suas madrinhas estarão lindas com as cores que você escolheu e você verá o sonho de vocês se tornar realidade. Que emoção!

Quando os seus “escolhidos” começarem a seguir entre os convidados é que todos começarão a se emocionar e perceberão cada detalhe que vocês pensaram.

Muita gente não sabe e talvez nem você que é noiva e está começando a se organizar saiba bem quantos detalhes são ajustados para a criação de um ambiente bonito, agradável e que seja a cara do casal. São reuniões com o decorador, na igreja (ou com o celebrante), cerimonialista, músicos, acompanhamento intenso aos pais e padrinhos e muito DIY.

Como somos cheios de dicas, segue uma opção para as noivas que por algum motivo vão organizar o seu cortejo por não contarem com a ajuda de uma cerimonialista, ou apenas precisam conhecer a sua ordem para escolherem as músicas certas.

Há algumas variações quanto a ordem, mas esse é um modelo muito usado pelos profissionais da área. Ao lado de cada momento, vou colocar a quantidade de músicas necessárias para que você tenha tempo suficiente para tudo, sem que haja repetições.

Ordem do cortejo

Para organizar a fila deixe as mulheres à esquerda dos homens.


Entrada do noivo – 1 música

      Noivo e mãe

Entrada dos pais e padrinhos  – 1 música a cada 4 casais.

      Pai do noivo e mãe da noiva

      Intercale casais de padrinhos da noiva e do noivo

Entrada da florista – 1 música

Entrada da noiva – 1 música

      Noiva e pai

Entrada da dama e do pajem – 1 música

      (Troca das alianças – 1 música)

      (Assinatura do certificado – 1 música)

Saída dos padrinhos – 1 música para cada 2 casais.

Saída dos noivos – 1 música


Claro que você pode personalizar essa ordem: não ter florista, ter várias crianças no lugar de apenas a dama e o pajem o que importa aqui é você organizar a entrada de todos na igreja e ajudar a criar o clima.

Há ainda a possibilidade de os pais entrarem juntos e o seu pai sair da igreja para te acompanhar, te entregar para o seu marido e voltar a se juntar com a sua mãe no altar. Assim, cada casal entra com o seu amor e você ainda entrará com o seu pai.

Bom, as dicas são essas e eu espero que haja uma profissional para te ajuda nesse dia, mas caso não tenha, dê uma olhada aqui nesse cronograma para organizar a sua festa, ele pode te ajudar bastante!

Gostou? Então fica de olho aqui no OMC porque essa semana publicaremos uma matéria que vai te ajudar a definir as músicas para o seu cortejo.

[wp_bannerize group=”Whatsapp”]

Elaine Crisóstomo

Noiva, ama comida, filmes e viagens. Faz visitas sazonais a academia, formada em relações públicas e especialista em marketing.