10 perguntas para saber se deve convidar pessoas do trabalho

convidar pessoas do trabalhoA lista de convidados é uma parte bem complicada do casamento, a gente sabe. Nós começamos pelas pessoas muito queridas e que estão sempre conosco, familiares próximos, pessoas que não convivemos muito (mas amamos mesmo assim)… E aí chega uma hora que esbarramos no pessoal do trabalho. É tanta gente que ficamos meio perdidas pensando se elas entram ou não na lista. Por isso fizemos essas 10 perguntas para saber se deve convidar pessoas do trabalho para o seu casamento.

Pensa bem, você vê aquelas pessoas todos os dias ou toda semana. Tem gente que faz questão de perguntar sobre o seu casamento todas as vezes que te vê. A pressão aumenta daqui, dali e você ainda tem dúvidas sobre o que fazer.

Eu tenho percebido em casamentos que quem é convidado por “média”, também vai para fazer “média” e isso é um saco. A pessoa vai e fica um pouquinho, dá um presentinho e vai embora depois do jantar morrendo de medo da gravata. E eu te pergunto: depois de tanto investimento de tempo, energia, dinheiro, você realmente quer convidar alguém que vai ficar só um pouquinho?

O que fazer com o pessoal do trabalho então?

Bom, se é interessante pra você convidar os seus chefes, convide. Mas daí a todo mundo do departamento, é complicado. Pensa assim: você planeja se casar para a vida toda, certo?  Sendo assim, quanto tempo mais você pretende ficar nesse emprego? Daqui a 5 anos, essa pessoa ainda estará na sua vida? Ou você já estará trabalhando em outro lugar e nem se lembrará dos seus colegas de trabalho atuais?

Muitas noivas acabam convidando um monte de gente, arcando com casamentos para 200, 300 pessoas porque a sua lista está cheia de obrigações sociais, nada a ver com o sentimento do casal. E aí fica aquela festa enorme, cheia de pessoas que daqui a alguns anos vocês nem lembrarão o nome ou o motivo de terem convidado pra festa.

É complicado, eu sei. Você vai enfrentar alguns olhares feios e indiretas, mas não é o fim do mundo. Não trate o seu Grande Dia como uma festa qualquer. Não é um aniversário que acontece todos os anos. É um dia único, portanto trate-o dessa forma.

Para ajudar, aqui estão 10 perguntas para saber se deve convidar pessoas do trabalho.

      1) Você realmente gosta dessa pessoa?

      2) Costumamos fazer coisas juntas?

      3) A amizade de vocês vai além do ambiente de trabalho?

      4) Ela sabe algo sobre o seu relacionamento?

      5) Ela conhece o seu noivo?

      6) Você pretende que a amizade de você dure muito tempo?

      7) Ela irá à igreja para ver a cerimônia?

      8) Ela iria ao seu casamento mesmo que não houvesse festa?

      9) Ela vai aproveitar a festa?

    10) Ela quer ir, mas não fica te pressionando o tempo todo.

 

Se sua resposta for sim para pelo menos 7 delas, com certeza vale a pena convidar, menos de 3 é fazer “média” a toa.

Espero que essas perguntas ajudem a fechar a sua lista.

Então curta a nossa página e conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

Elaine Crisóstomo

Noiva, ama comida, filmes e viagens. Faz visitas sazonais a academia, formada em relações públicas e especialista em marketing.