Cardápio para festa de noivado

Ao decidir se casar, o casal pode fazer uma festa de noivado para oficializar o pedido perante amigos e familiares mais próximos. Em muitos casos a família acaba fazendo a decoração, a comida e tudo mais que seja necessário.

Considerando que a partir do momento do pedido o objetivo do casal passa ser o casamento, a ideia de muitos casais é não gastar muito pra fazer essa festa.

Pra facilitar a vida das noivinhas, vamos começar a publicar alguns cardápios bem fáceis de reproduzir e que sejam mais econômicos para aquelas chegadas em um DIY, aproveitando que sou uma boa amiga da cozinha e da comida. Estou pensando e gravar alguns vídeos com receitas, o que vocês acham? Por enquanto é só uma ideia. Mas escolhi pra colocar aqui receitas que já testei e curti, pode ser que você goste também.

Claro que você pode fazer as alterações conforme o seu gosto tirar ou colocar outros pratos. Nesse caso, a ideia é que os próprios convidados se sirvam e que você não fique preocupado em servir o tempo todo. Aqui teremos um menu independente que combina muito com mesas comunitárias.



É importante que nesse dia você escolha comidas que goste, mas que não tenham nada muito forte (que nem todo mundo goste) como coentro, por exemplo, assim você terá mais chances de acertar.

Vamos trabalhar com algo para eles beliscarem até você servir o jantar, isso ajuda a não deixa-los morrendo de fome enquanto esperam o jantar e também reduz um pouco o consumo do prato principal. Falando nele, escolhi carne de boi por ser a mais popular e o corte será a  fraldinha, que é fácil de fazer, gostoso e ter preço bem acessível.

A carne já será servida com carboidrato, mas como o arroz é muito popular, indico que sirva também. Uma salada combina com esse prato e um legume salteado também cai bem, mas não é obrigatório!

Para sobremesa, bolo gelado de coco (você pode adicionar chocolate à massa e chamar de bolo prestígio gelado).

Não ache que o cardápio não pode ser de festa, pode sim! Dá uma olhada aqui no casamento do Raul do Masterchef, ele fez várias coisas simples e deliciosas no casamento.

Então seu cardápio ficará assim:


Entrada

Pão francês cortado em tiras (sirva alguns como torradas temperadas com azeite, sal e algum tempero que goste como orégano, chimichurry sem pimenta, alho ou parmesão, por exemplo. Ficam uma delícia).

0 - Cardápio para festa de noivado - torrada

Patê de atum do Paneloterapia

1 - Cardápio para festa de noivado - patê

Ingredientes

1 lata de atum

1 cenoura pequena ralada

1/2 cebola picada

1 colher (sopa) de salsinha picada

1 colher (sopa) de azeite

1/2 colher (chá) de sal

Maionese até ficar cremoso de acordo com seu gosto.

Sal e pimenta-do-reino a gosto

* Você pode usar maionese light, ou trocar por creme de ricota.

* O atum pode ser substituído por peito de frango cozido e desfiado ou ricota.

Modo de fazer

É só misturar tudo.

Antepasto de berinjela do Blog da Renata Junqueira

2 - Cardápio para festa de noivado - berinjela

Ingredientes

3 berinjelas grandes cortadas em cubos e cozidas no vapor

1/2 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos

1 cebola grande picadinha

1 pacote de uvas-passas (100 g)

1 vidro pequeno de azeitonas verdes picadas (100 g)

1 colher (de sopa) de orégano

Sal a gosto

1/2 xícara (de chá) de vinagre de maçã

1 xícara (de chá) de azeite extra virgem

Modo de preparo

Lave e corte as berinjelas em seis partes no sentido do comprimento. Depois, retire as sementes com o auxílio de uma faca. Corte as berinjelas em cubos de 1,5 cm, aproximadamente. Observação: Não descasque as berinjelas! Cozinhe as berinjelas no vapor (elas não podem ficar nem duras nem molengas). Após, reserve. Em uma assadeira, coloque a cebola e as azeitonas picadinhas, o pimentão cortado em cubinhos, a uva-passa. Acrescente a berinjela, o sal, o vinagre e o azeite. Misture bem e leve ao forno para assar em temperatura alta por, aproximadamente, 20 minutos, sem cobrir com papel alumínio e tomando o cuidado para o pimentão não amolecer. Após, retire a assadeira do forno, deixe esfriar e transfira o antepasto de berinjela para um recipiente de vidro com tampa. Guarde na geladeira até servir.


Anuncie no OMC


Prato principal (jantar ou almoço)

Fraldinha com crosta de purê de batatas da Friboi, mas escolha a carne que quiser.

3 - Cardápio para festa de noivado - fraldinhaIngredientes

1 kg de fraldinha

1 kg de batata

1/2 xícara de creme de leite

Pimenta a gosto

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 xícara de queijo parmesão

Sal a gosto

2 colheres de sopa de suco de limão

1 xícara de suco de maracujá

Modo de Preparo

Coloque a carne em uma assadeira, tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Regue com o suco de maracujá, cubra com papel-alumínio e asse no forno preaquecido a 200 ºC durante 40 minutos, regando de vez em quando com o molho que se forma na assadeira. Cozinhe as batatas na água com sal até ficarem bem macias, escorra e esprema ainda quente. Coloque-as em uma panela, misture a manteiga, o creme de leite e cozinhe sem parar de mexer por 3 minutos. Desligue o fogo e misture o queijo. Deixe esfriar um pouco e cubra a carne com o purê. Volte para o forno e asse mais durante 20 minutos ou até dourar. Fatie a carne e sirva com o molho da assadeira.

Arroz branco, da Rita Lobo (ou o que você faz sempre).

4 - Cardápio para festa de noivado - arroz

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz agulhinha (tipo longo polido)

4 xícaras (chá) de água

2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)

½ cebola

1 folha de louro

1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Descasque e pique finamente a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de quatro xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo.

Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola, mexendo sempre por cerca de dois minutos, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte o louro.

Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grão com o azeite por cerca de um minuto – isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos. Meça quatro xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz (cerca de sete minutos), diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água (cerca de oito minutos) – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por cinco minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo. Transfira para uma tigela e sirva quente.

Salada verde com molho de maracujá do M de Mulher.

5 - Cardápio para festa de noivado - salada

Ingredientes

1 unidade de maracujá (só a polpa)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

sal a gosto

1 colher (sopa) de aceto balsâmico

6 xícaras de folhas variadas (alface grega e mimosa, frisée, miolo de escarola, rúcula e agrião)

1 xícara (chá) de tomate cereja

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a polpa com o azeite, batendo bem com um garfo.

Junte o sal e o vinagre balsâmico e reserve.

Disponha as folhas em uma saladeira com os tomates e regue com o molho na hora de servir.

Legumes salteados na manteiga do Paneloterapia.

6 - Cardápio para festa de noivado - legumes

Modo de Preparo

Separe, higienize e pique os legumes que vai usar. Vagem, batata e cenoura, possuem o mesmo tempo de cozimento, então podem ir juntos para a panela.

Eu cozinhei em água e sal, mas você pode fazer no vapor, que é mais saudável. Como expliquei acima, coloquei na água fervente a batata, a cenoura e a vagem (todos em pedaços grandes) e após 5 minutos, coloquei as flores de brócolis, porque essas cozinham mais rapidamente. É importante que os legumes fiquem macios mas sem cozinhar demais.

Depois de cozidos e escorridos, você aquece 2 colheres de manteiga, junta os legumes, um punhado de salsinha e sal.



Sobremesa

Bolo gelado de coco do Paneloterapia, ao colocar chocolate na massa ele ira um bolo prestígio. Prepare com no mínimo 24 horas de antecedência.

7 - Cardápio para festa de noivado - bolo

Ingredientes

Um bolo sabor coco (você pode usar a marca que quiser) e preparei conforme instruções da embalagem.

Aí tirei do forno, deixei descansar 10 minutinhos, furei bastante a superfície com um garfo e fui jogando aos poucos, por cima dele todo, a seguinte mistura:

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (use a lata de leite condensado p/ medir)

200 ml de leite de coco

* IMPORTANTE: Achei que era muita calda para essa quantidade de massa, então usei metade.

Modo de Preparo

Tampei o bolo com papel alumínio e levei à geladeira por 1 hora. Quando vi que absorveu tudo, joguei mais um pouco e voltei para a geladeira por mais 1 hora (ainda assim sobrou calda). Depois polvilhei coco ralado (usei 50g de coco da versão úmido e adoçado). Cortei em pedaços, embrulhei com alumínio e levei para o congelador por 30 minutos. Você pode manter congelado por 40 dias, ele fica bem durinho, mas em temperatura ambiente em 10 minutos fica bom para consumir.

E aí, gostou do cardápio? Conte pra gente!

Facebook | Instagram | Canal Youtube | Twitter

Whatsapp - 700x140


Elaine Crisóstomo

Noiva, ama comida, filmes e viagens. Faz visitas sazonais a academia, formada em relações públicas e especialista em marketing.

2 comentários sobre “Cardápio para festa de noivado

  1. Pingback: Dicas para ter um casamento rústico arrasador | OMC

  2. Pingback: 8 comidas diferentes para ter um buffet inesquecível | OMC